terça-feira, 6 de outubro de 2009

PARA OS QUE SOFREM DE "AZULITE AGUDA"


Decidi colocar este esclarecimento, tendo em conta que muitas pessoas sofrem ainda de uma doença comum de quem vê o futebol/desporto apenas com um sentido.

Neste caso a doença está diagnosticada como AZULITE AGUDA. Apenas é contagiosa entre pessoas da mesma cor clubistica, e levada ao extremo pode ser perigosa levando a morte por possível espancamento.

Por isso tenham cuidado.

O penalti de Leiria!!!

Para que não haja dúvidas:

A FIFA diz na Lei 12 (mal traduzida no site da Liga):

"An indirect free kick is also awarded to the opposing team if, in the opinion of the referee, a player:

• plays in a dangerous manner"

Fonte:http://www.fifa.com/mm/document/affederation/federation/81/42/36/lawsofthegameen.pdf

Página 35 para quem quiser ver!

No site da liga diz:

Jogo perigoso

Por jogo perigoso entende-se toda a acção de um jogador que, ao tentar jogar a bola, põe em risco a integridade física de qualquer jogador, (incluindo ele próprio). O jogo perigoso é cometido na proximidade de um adversário, impedindo-o de jogar a bola por receio de ser lesionado.

Os pontapés de “tesoura” ou de “bicicleta” são autorizados, desde que não constituam perigo para o adversário.

O jogo perigoso não implica necessariamente contacto físico entre os jogadores. No caso de contacto físico, a acção passa a ser punida com um pontapé-livre directo ou com um pontapé de grande penalidade. No caso de contacto físico, o árbitro deve analisar a possibilidade de ter ou não havido um comportamento antidesportivo.

Sanções disciplinares

· Se o jogador joga de maneira perigosa na tentativa “normal” de conquistar a bola, o árbitro não deve tomar nenhuma medida disciplinar. Se a acção comporta um evidente risco de lesão, o árbitro deve advertir o jogador.

· Se um jogador, por jogo perigoso, anula uma clara oportunidade de golo, o árbitro deverá expulsá-lo do terreno de jogo.

Recomeço do jogo

· O jogo recomeça com um pontapé-livre indirecto no local em que a infracção foi cometida. (ver Lei 13 – Local dos pontapés-livres)

· Se houve contacto físico, foi cometida uma infracção de natureza diferente, que deve ser sancionada com um pontapé-livre directo ou um pontapé de grande penalidade.

5 comentários:

Gilaren FC disse...

Concordo.
É à vontade do freguês!
Se for a favorecer os tais azuis dever-se-à assinalar pontapé livre.
Se for a favorecer o grande, o imponente, o goleador... SLB que nas ultimas épocas acumulou titulos atrás de titulos... marca-se grande penalidade.
Tá tudo dito.

Gilaren FC disse...

Já agora.
Gostaria que com toda essa imparcialidade e transparência se colocasse um artigo a explicar aquele penalti do Porto - Benfica sobre Lucho para essa gente vermelhas perceber as regras.
Obrigado.

Gilaren FC SAD disse...

E já agora...
Para todos aqueles que sofrerem de azulite aguda vão à farmácia e comprem CALABOTEX pastilhas. Tomem duas de manha e ao deitar. Se continuarem os sintomas tomem LUCYL IOBAT YSTA xatope 3 vezes ao dia que isso passa tudo!!!

Anónimo disse...

Caro Gilinho Santos, aconselho-te a comprar uma caixa de Kompensan, ou Grosan. Para a azia, também é à vontade do freguês. É muito bom, e a azulite aguda passa.
Ass. André Gattuso

Anónimo disse...

I really like your blog and i really appreciate the excellent quality content you are posting here for free for your online readers. thanks peace claudia.