sábado, 27 de fevereiro de 2010

UM POUCO DE HISTÓRIA

MUITO PARA ALÉM DE CALABOTE...
Existe um tasqueiro que fala do Calabote como se fosse um argumento de peso no uso da corrupção desportiva. Aliás com a força que defende essa tese, atrevo-me mesmo a dizer que conhece pouco a história do futebol em Portugal.
Existe também a ideia de que o Benfica venceu muitos titulos na altura de Salazar muito devido ao apoio do bloco central, contudo basta saber um pouco de história para se apurar o contráro.

Por isso vou deixar aqui um pouco de história. Sim porque existe mais história para além do Calabote. Isto claro para quem quiser saber mais, e não ficar limitado aquilo que interessa.

È caso para dizer, é sempre bom saber mais...

"O Estado Novo teve início em 1926 e começou a desintegrar-se em 1961 com as crises estudantis e a guerra colonial.

Foi precisamente na fase decadente do antigo regime que o Benfica emergiu como força dominante do desporto português. Nos 20 anos a seguir à revolução o clube da Luz, não parecendo sentir nada o fim da ditadura, venceu 10 campeonatos,7 taças e foi a 3 finais europeias. O SLB foi ao longo da sua história, e enquanto durou o regime anterior, quase sempre presidido por ilustres oposicionistas. Félix Bermudes foi perseguido pela PIDE, e no consolado de Tamagnini Barbosa o clube chegou a correr o risco de ser encerrado pelo governo por alegadamente estar tomado por “conspiradores”!Outro presidente (Júlio Ribeiro da Costa) teve mesmo de se demitir para que o clube não fosse mais penalizado pelo regime! Durante muitos anos foi a única das grandes instituições do país onde o poder era escolhido através de voto livre e democrático.

O F.C.Porto beneficiou da ajuda dos seus influentes homens do poder para, através de dois cirúrgicos alargamentos, evitar cair para a 2a divisão, após se ter classificado em 3° lugar no seu campeonato regional, que na altura apurava as equipas (os 2 primeiros).

O Estádio das Antas, construído com fortíssima ajuda do regime, e financiado por gente a ele ligada, foi inaugurado num dia 28 de Maio, data em que Gomes da Costa havia partido do norte em direcção a Lisboa para instalar a ditadura em Portugal, 26 anos antes. Curiosamente, o Benfica estragou a festa e venceu por…2-8!

O Benfica foi campeão europeu com jogadores que faziam parte dos movimentos de libertação das colónias, como Santana e Coluna. O hino do Benfica (“Ser Benfiquista”) cantado por Luís Piçarra não é o original do clube. O primeiro hino, composto por Félix Bermudes, chamava-se “Avante Benfica” e foi silenciado pelo regime.

O Estádio da Luz passou 17 anos, desde a sua fundação, sem ser utilizado pela selecção nacional. Nunca se jogou a final da taça na Luz, ao contrário do que aconteceu nas Antas, onde o F.C.Porto disputou (em casa) 3 finais! O primeiro grande escândalo de arbitragem na história do futebol português valeu um título ao F.C.Porto.

Estávamos em 1939, no auge da ditadura salazarista. O SLB não foi autorizado a adiar o jogo da Taça de Portugal frente ao V. Setúbal, marcado para o dia seguinte à final de Amesterdão em 1962!

O Benfica conquistou mais títulos nacionais nas modalidades extra-futebol em democracia (57), do que em ditadura (44).

Ao contrário, por exemplo, do F.C.Porto! Álvaro Cunhal, José Saramago, Xanana Gusmão, António Guterres, Jerónimo de Sousa, António Vitorino de Almeida, Artur Semedo, Manuel Alegre, Miguel Portas e muitas outras figuras da esquerda portuguesa, simpatize-se mais ou menos com elas, nunca seriam seguramente adeptos de um clube de algum modo relacionado com o regime fascista.



Tem maior expressividade precisamente nas zonas mais conhecidas pelo seu combate ao fascismo, ou seja Alentejo – onde a percentagem de benfiquistas é absolutamente esmagadora - e cintura industrial de Lisboa.

Como seria possível haver tantos benfiquistas, por exemplo, em Angola e Moçambique, se o clube tivesse alguma conotação com o regime que durante anos lhes negou a independência e lhes deu a guerra?!

Existem mesmo pessoas tapadas, que não sabem nada de História e que vão nas "cantigas" proferidas por gente que só tem ódio ao Benfica. Ouvem-nas sem se questionarem se serão realmente verdade, porque também elas próprias têm uma mentalidade de inferioridade em relação ao maior clube português, Benfica! "

Aceita-se contra argumentação...

1 comentário:

DCM disse...

Quem fala assim não é gago (como eu... lolol)
Claro está que noutras alturas terias logo contra-argumentação do "cliente habitual" a falar do calabote, estoril, calabote, estoril, calabote, estoril, calabote, estoril, calabote, estoril, calabote, estoril... e finalizava com calabote, estoril!!!
No entanto penso que esta semana não terás contra-argumentação nenhuma... pois anda afónico!!!